Regras do atletismo

Autor: 
MBPress

Na Olimpíada são disputadas 24 provas diferentes de atletismo: 100 m, 110 m com barreiras (100 m para mulheres), 200 m, 400 m, 400 m com barreiras, 4 x 100 m, 4 x 400 m, 800 m, 1.500 m, 5.000 m, 10.000 m, 3.000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso, arremesso de martelo, arremesso de disco, arremesso de dardo, maratona, heptatlo, decatlo e marcha atlética.

Veja como funciona cada uma das modalidades:

100 metros rasos: é a prova mais nobre do atletismo, que premia o vencedor como o homem e a mulher mais rápidos do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.

110 metros com barreiras (100 m para mulheres): oito competidores têm de percorrer a distância previamente determinada pulando as dez barreiras que existem no percurso. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

Atletismo
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Atletismo
110 m com barreiras

200 metros rasos: segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distância. A largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exatamente uma ao lado da outra. Isso evita que o competidor postado na parte interna da pista tenha vantagem sobre os adversários.

400 metros rasos: corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200 m rasos.

400 metros com barreiras: segue a mesma linha dos 110 m com barreiras (100 m para mulheres), mas as dez barreiras nesse caso são um pouco menores.

Revezamento 4 x 100 metros: uma equipe formada por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que ao fim de sua participação o competidor deve passar um bastão para o seu companheiro. Essa troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a equipe poderá ser desclassificada. Se o bastão cair, somente aquele que o derrubou poderá pegá-lo novamente.

Revezamento 4 x 400 metros: segue a mesma linha do revezamento 4 x100 m, mas a distância percorrida por cada atleta é quatro vezes maior.

800 metros: é uma prova de meia-distância, na qual os competidores devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.

1.500 metros: outra prova de meia-distância. Segue a mesma linha das outras provas de velocidade, consagrando aquele que primeiro cruzar a linha de chegada.

5.000 metros: é conhecida como uma prova de fundo, por não se tratar apenas de uma competição de velocidade. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.

10.000 metros: é a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estádio. Assim como em todas as outras provas de velocidade, vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

3.000 metros com obstáculos: inspirada no hipismo, a prova consiste em um percurso de 3.000 metros que contém barreiras seguidas de pequenos lagos como obstáculos. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.

Salto em distância: prova na qual os atletas devem percorrer uma raia correndo para ganhar impulsão e saltar antes de uma faixa branca marcada no chão, caindo com os dois pés em uma caixa de areia. Vence aquele que conseguir saltar o mais longe possível.

Atletismo
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Atletismo
Salto em distância

Salto triplo: segue a mesma linha do salto em distância, mas
o pulo final deve acontecer após uma série de duas passadas mais
largas, que servem para dar impulsão ao atleta. Vence quem saltar o
mais longe possível.

Salto em altura: prova na qual os
atletas correm em direção a uma barra horizontal presa por dois
suportes em determinada altura, com o intuito de saltar por cima do
obstáculo sem derrubá-lo. Esse salto normalmente é feito de costas,
pois tal movimento aumenta a impulsão do atleta. Cada competidor tem
direito a três saltos iniciais a uma altura já pré-determinada. Caso
consiga acertar um, o competidor segue na disputa e precisa subir a
medida do obstáculo em pelo menos dois centímetros. O salto mais alto
conta como resultado final de cada atleta, e aquele que conseguir a
maior altura é o campeão. Em caso de empate, será vencedor aquele que
precisou de menos saltos para alcançar sua marca. Se a igualdade
persistir, o número de erros será avaliado. Se ainda assim a disputa
continuar empatada, os dois ganham medalhas, exceto na briga pelo ouro,
em que há um salto adicional.

Salto com vara: segue a
mesma linha de disputa do salto em distância. A diferença é que os
saltos são dados com o auxílio de uma vara, o que faz o atleta subir
ainda mais. Vence aquele que saltar mais alto.

Arremesso de peso:
nessa prova os atletas precisam arremessar uma bola de metal com apenas
uma mão o mais longe possível, e o peso deve partir da altura do ombro
do competidor. Só é contado o melhor arremesso de cada atleta, e aquele
que conseguir lançar o peso mais longe será considerado vencedor.

Arremesso de martelo:
segue a mesma linha do arremesso de peso, só que, nesse caso, o peso é
uma bola de ferro presa a um arame metálico, e os atletas podem fazer o
arremesso com as duas mãos, dentro de uma área previamente delimitada.
Para ganhar impulso, o atleta gira o martelo três vezes sobre a própria
cabeça e outras três vezes sobre o seu eixo, para somente depois
lançá-lo. Vence quem fizer o arremesso mais longo.

Atletismo
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Atletismo
Arremesso de martelo

Arremesso de disco: segue a mesma linha das outras provas de arremesso, só que o objeto lançado é um disco. O arremesso deve ser feito dentro de uma área de 2,5 m de diâmetro, e o competidor pode girar sobre o seu próprio eixo uma vez antes de lançá-lo.

Arremesso de dardo: segue a mesma linha das outras provas de arremesso. Desta vez, o “peso” é um dardo longo e fino que deve ser lançado com apenas uma das mãos depois de uma corrida curta de 4 metros. Vence quem jogá-lo à maior distância.

Maratona: uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas. Nela, competidores percorrem uma distância de 42,195 km, normalmente em ruas abertas, sendo que os 400 m finais da prova geralmente são realizados dentro do estádio. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

Decatlo: é uma competição que reúne dez provas do atletismo e pode ser disputada apenas por homens. Eles competem nos 100 m, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 m, 110 m com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1.500 m. Os atletas somam pontos de acordo com seus desempenhos em cada prova, e vence aquele que conseguir mais pontos no fim da disputa.

Heptatlo: é a versão feminina do decatlo, na qual são disputadas somente sete provas: 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 m, salto em distância, arremesso de dardo e 800 m. Vence quem somar mais pontos no fim da disputa.

Marcha atlética: é uma prova na qual os atletas só podem andar. Para que essa regra não seja descumprida, o calcanhar do pé da frente do atleta deve ficar em contato com o solo até que a ponta do pé posterior toque o chão. As provas podem ser disputadas em 20 km ou 50 km. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada, que, assim como acontece na maratona, está posicionada dentro do estádio.