Regras do badminton

Autor: 
MBPress

A peteca oficial de badminton tem dezesseis penas de ganso que pesam apenas cinco gramas e geralmente não duram mais que cinco rallys por partida. Para o nível amador, ela é feita de nylon e geralmente tem uma cor amarelo-limão. A rede fica a 1,55 m do chão.

As competições normalmente são disputadas em quadras cobertas divididas por uma rede. O objetivo do jogo é, utilizando a raquete, rebater a peteca sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixar a peteca tocar no chão.

Aquele que deixar a peteca cair dentro do seu lado da quadra, ou rebatê-la para fora da quadra, perde a jogada. Se o jogador (ou parceiro) que ganha a jogada for o que a iniciou, então marca-se um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário quem serve, e é esse que ganha o ponto, (igual às atuais regras do vôlei, onde os pontos são corridos).

Badminton
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Badminton
Crédito: Luiz Aureliano Garcia

O primeiro jogador a atingir 21 pontos vence o game, que pode chegar ao máximo de 30 pontos. Caso os jogadores empatem em 20 a 20, o game é prorrogado para 22 pontos. Caso empatem em 21 a 21, o game é prorrogado para 23 pontos e assim até os 30 pontos máximos.

O jogo tem duração máxima de três games, o famoso melhor de três. Existe o intervalo de dois minutos entre os games e o intervalo de um minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por game. Ganha quem vencer dois games.