Regras do beisebol

Autor: 
MBPress

O beisebol é disputado por duas equipes. Cada uma entra em campo com nove jogadores (arremessador, receptor, 1ª Base, 2ª Base, 3ª Base, interbase, jardineiro esquerdo, jardineiro central e jardineiro direito). Enquanto uma equipe vai rebater, tentando fazer pontos, o outro time, que está no campo pegando as bolas, faz o possível para não rebater e anular três jogadores. Com isso, trocam-se as posições em campo.

O beisebol é um jogo de taco e bola que tem as mesmas origens de cricket, golfe, bete e outros jogos que utilizam o objeto. Cada equipe tem os seus tempos de ataque e tempos de defesa. O jogo só termina após nove alternâncias de ataque/defesa. Um conjunto ataque/defesa no beisebol é chamado de inning. O inning é equivalente ao set no voleibol.

Beisebol
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Beisebol
Crédito: Eric Akita/CBBS

A partida pode ser terminada na quarta ou quinta rodada, quando a diferença de pontos for maior ou igual a 15. O vencedor também pode sair na sexta ou sétima rodadas, com a diferença maior ou igual a 10, podendo durar de uma a quatro horas cada partida.

O jogo possui quatro bases. Cada uma delas tem um juiz, sendo que o árbitro principal é o da quarta base, onde fica o receptor. É ele quem resolve os principais lances, juntamente com a mesa de arbitragem.