Campeonato Mineiro - Caldense

Autor: 
MBPress

Caldense

Caldense


Nome completo: Associação Atlética Caldense

Apelido: Verdão

Data de fundação: 7
de setembro de 1925

Localização: Rua
Pernambuco, nº 1145, Poços de Caldas, Minas Gerais

Estádio:  Estádio Dr. Ronaldo Junqueira

Principais títulos:  - Campeonato Mineiro: 2002

Campeonato Mineiro da Segunda Divisão: 1971

Copa Sul Triângulo: 1974

Campeonato do Interior de Minas Gerais: 2004

Torneio Cidade de Poços de Caldas: 1977

Destaque na última temporada: Walderi

*CLIQUE AQUI E ACOMPANHE OS JOGOS DO CAMPEONATO MINEIRO

O futebol em Poços de Caldas começou em 1904, com a fundação do Foot-ball Club. Naquela época, um de seus fundadores, Paulino de Souza, estudante de medicina na capital paulista, havia trazido uma bola de futebol para a cidade, objeto até então desconhecido pelos moradores da região.

Após o início da prática do esporte, várias agremiações surgiram no princípio do século 20, porém, desapareceram anos depois. O Internacional Futebol Clube foi uma destas equipes extintas. Alguns membros do clube se uniram no verão de 1925, criando a Associação Atlética Caldense, associação que é hoje o maior centro esportivo da cidade.

Com a diretoria formada, a associação despertou nos moradores da região um grande entusiasmo pelo futebol, atividade esportiva do momento. Com muito esforço a comissão técnica trabalhou para que a agremiação tivesse o melhor plantel da cidade de Poços de Caldas.

O time já estava criado, porém, o grêmio social esportivo, denominado Associação Atlética Caldense, passou a existir após uma reunião realizada no dia 3 de abril de 1926, com a fusão da Caldense e o Gambrinus Futebol Clube. O falecimento prematuro do fundador João de Moura Gavião, um ano depois, deixou o clube de luto e os integrantes da associação desanimados.

No início de sua existência, ele não possuía nem sede social nem campo próprio. A partir de 1930, o terreno cedido ao Caldense foi drenado, cercado de madeira e mais tarde foi construída uma arquibancada rústica. Após várias outras sedes e endereços, a equipe de futebol ficou 57 partidas sem perder entusiasmando os associados e moradores da cidade mineira.

Depois de muitas mudanças no clube, em 2002, quando as equipes grandes de Minas Gerais não disputaram a competição, a Caldense conseguiu o maior título de sua história, o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão. Em 2009, após o vice-campeonato do Campeonato Mineiro 1ª Divisão módulo II, a equipe conquistou o direito de voltar à elite do futebol mineiro.

MASCOTE

O periquito sempre foi a mascote da Associação Atlética Caldense. No final de 2007, o clube resolveu lançar uma campanha para escolher o nome da mascote. Periquitão foi o nome escolhido pelos torcedores para ser o nome da mascote do clube.

Caldense
Mascote do Caldense