Copa do Mundo - 1970

Autor: 
MBPress

Copa do mundo 1970
©1970 FIFA TM

Em 1970 a Copa do Mundo aconteceu pela primeira vez em um país da América do Norte, encerrando o rodízio entre América do Sul e Europa. A competição foi realizada no México. O certame teve início no dia 31 de maio e encerrou-se em 21 de junho, com a partida Brasil x Itália, que resultou no terceiro título mundial da seleção brasileira.

A confirmação do México como sede foi feita em 1964 e logo começaram as obras no país. Cinco cidades e cinco estádios foram escolhidos para abrigar os 32 jogos. As partidas foram realizadas no Estádio Nou Camp, em León, no Jalisco, em Guadalajara, no Cuauhtémoc, em Puebla, no Luis Dosal, em Toluca e no Azteca, na Cidade do México, palco da grande decisão do certame.

Ao todo, 16 seleções classificaram-se para a fase final do torneio. As equipes foram divididas em quatro grupos de quatro times. No grupo A estavam México, União Soviética, Bélgica e El Salvador. No grupo B, Itália, Suécia, Uruguai e Israel. No grupo C, Brasil, Inglaterra, Tchecoslováquia e Romênia. A última chave tinha Alemanha Ocidental, Peru, Bulgária e Marrocos.

Nas próximas páginas, confira os grupos e resultados dos jogos. Saiba também quem fez parte da seleção brasileira, tricampeã mundial.