Copa do Mundo - 1998

Autor: 
MBPress

copa do mundo de 1998
©1998 FIFA TM

Em 1998, depois de 60 anos, a França voltaria a organizar uma Copa do Mundo.  Com isso, os franceses igualavam na ocasião, mexicanos e italianos, os únicos a receberem até então o Mundial em duas oportunidades.

A 16ª edição da Copa bateu recordes antes mesmo de começar. Ao todo, inscreveram-se 172 nações para disputar as eliminatórias. Em 1994, para a Copa dos Estados Unidos, foram 144. Se voltarmos ainda mais, em 1970 somente 69 brigaram pelas vagas.

Para abrigar as partidas, os organizadores escolheram as seguintes cidades: Saint-Denis, onde foi construído o maior e melhor estádio da Copa, com capacidade para 80 mil espectadores, o Stade de France, que abrigaria a abertura e o encerramento do Mundial; Paris e o Parc des Princes; Lens e o Felix Bollaert; Lyon e o Gerland; Saint-Etienne e o Geoffroy-Guichard; Nantes e o Stade de la Beaujoire; Marselha e o Velodrome; Montpellier e o Stade de la Mosson; Toulouse e seu estádio municipal; e Bordeaux com o Parc Lescure.

Outra novidade estaria no formato de disputa do torneio. Pela primeira vez, 32 seleções disputariam o Mundial, o que ocorre até hoje, divididas em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores garantiriam vaga na fase seguinte, as oitavas-de-final. A partir daí todos os jogos seriam eliminatórios até a definição do campeão.

Confira nas próximas páginas os detalhes sobre os jogos, a equipe campeã e saiba quem foi o artilheiro do torneio de 98.