Histórico dos Estados Unidos em Copas do Mundo

Autor: 
MBPress

ESTADOS UNIDOS

- Área: 9.629.091 km²
- Capital: Washington, D.C.
- População:  308.758.000 habitantes (estimativa 2010)
- Moeda: Dólar americano (USD)
- Idioma: Inglês
- Posição no ranking da Fifa: 14º lugar

Os EUA participaram de nove edições da Copa do Mundo até o momento. A seleção esteve na primeira disputa do Mundial, em 1930, e lá conseguiu sua melhor colocação. A equipe foi a primeira colocada de seu grupo e chegou às semifinais contra a Argentina, mas foi goleada por 6 a 1. Não houve disputa para definir o terceiro e o quarto lugar e os EUA ficaram com a terceira colocação.

No Mundial seguinte, em 1934, a seleção enfrentou a Itália na primeira fase e foi goleada por 7 a 1. O time não se classificou para a Copa do Mundo de 1938 e, com isso, só voltou a disputar o Mundial em 1950.
O desempenho em 1950, no entanto, também não foi satisfatório. A equipe não se classificou para a segunda fase e ficou em décimo lugar. A equipe, porém, conseguiu derrotar a Inglaterra por 1 a 0, no que ficou conhecido como a “maior zebra da história”.

Estados Unidos Copa 2010
Cortesia da United States Soccer Federation

Depois disso, os americanos ficaram quarenta anos sem disputar uma Copa do Mundo. A equipe só retornou ao torneio em 1990, mas também não teve bons resultados. Os americanos ficaram em 22º lugar, sendo eliminados na primeira fase e não conquistando nenhum ponto.

A expectativa mesmo foi em 1994, quando os EUA foram os anfitriões do Mundial. O time caiu no grupo de Romênia, Suíça e Colômbia. A equipe se classificou em terceiro lugar e conseguiu chegar às oitavas-de-final, contra o Brasil. O time norte-americano foi eliminado por 1 a 0 e ficou apenas em 15º lugar, para a decepção da grande torcida que compareceu aos estádios e passou a conhecer melhor o futebol.

A equipe se classificou para os Mundiais seguintes e a melhor colocação foi 2002, quando chegou às quartas e caiu diante da Alemanha. Em 1998, na França, a equipe obteve sua pior colocação em Copas do Mundo. Ficou em último lugar após perder as três partidas da fase de grupos para Alemanha, Iugoslávia e Irã. Na Copa de 2006 a equipe também não se classificou para as oitavas e ficou em 25º lugar.

Já na Copa de 2010 a seleção norte-americana passou pela primeira fase e perdeu nas oitavas-de-final para a seleção de Gana por 2 a 1.

 

Curiosidades

    Na copa de 1950, no Brasil, os EUA surpreenderam a todos com a
vitória sobre a Inglaterra por 1 a 0. Os ingleses haviam superado,
anteriormente, a seleção do “Resto da Europa” e saíram frustrados da
partida com os norte-americanos.

•    Os EUA ficaram de fora da disputa da Copa do Mundo durante quatro décadas. Só voltaram em 1990.