Como funciona a Copa das Confederações

Autor: 
Ana França

copa das confederações
Fifa.com

A Copa das Confederações é um dos grandes torneios organizados pela FIFA – Federação Internacional de Futebol. Disputado de quatro em quatro anos, o evento serve como preparação para a Copa do Mundo tanto para as seleções que participam da competição como, e principalmente, para o país que sediará o Mundial. Isso porque a Copa das Confederações obrigatoriamente é realizada no ano que antecede à Copa do Mundo e é promovida pelo mesmo país-sede. Trata-se de um teste prático da capacidade do país em sediar um evento desse porte.

Olhos do mundo todo se voltam para a competição. Além dos torcedores que têm a oportunidade de assistir às melhores seleções do mundo em campo, jornalistas especializados e comissão técnica da FIFA e demais confederações nacionais avaliam a infraestrutura de olho na Copa do Mundo.

Mas a Copa das Confederações não é apenas uma prévia da Copa do Mundo.  O evento também brilha por si só uma vez que reúne verdadeiros craques.  Disputam a competição oito seleções – a seleção do país-sede, as seis campeãs de torneios oficiais em seus continentes, além da atual campeã do mundo.

copa das confederações
CBF

A seleção brasileira garantiu vaga na competição ao sagrar-se campeã da Copa América de 2007. Além disso, o Brasil entrou na edição de 2009 como o atual campeão da competição – o título veio após uma goleada histórica contra a Argentina na final da Copa das Confederações disputada na Alemanha, em 2005.

Neste artigo, fique por dentro da história da Copa das Confederações, o regulamento da competição, participação brasileira em todas as edições, além dos grupos e tabela de jogos da Copa das Confederações 2009.