A participação brasileira na história da Copa das Confederações

Autor: 
Ana França

Das oito edições da Copa das Confederações disputada até então, o Brasil participou de seis. Dessas seis, vencemos três. Além dos três títulos, o Brasil também teve o artilheiro da competição em três ocasiões: em 1997 com Romário (7 gols), em 2005 com Adriano (5 gols) e em 2009 com Luis Fabiano (5 gols).

 

copa das confederações
CBF

Veja como foi a participação brasileira em todas as edições.

1997
Logo na sua primeira participação o Brasil conquistou o título – vale dizer, com uma campanha impecável. A seleção caiu no grupo A, junto com Arábia Saudita, México e Austrália.

Resultados do grupo A


Brasil 3 x 0 Arábia Saudita
Brasil 0 x 0 Austrália
Brasil 3 x 2 México

Na semifinal a seleção canarinho derrotou a República Tcheca por 2 a 0 e, na grande final, emplacou um 6 a 0 sobre a Austrália, time contra o qual havia empatado na primeira fase. Nos cinco jogos disputados o Brasil marcou 14 gols. Zagallo foi o grande comandante de uma seleção repleta de estrelas como Romário, Ronaldo, Roberto Carlos, Dunga, César Sampaio, Rivaldo, entre outros.

1999
A edição de 1999 foi sofrida para os brasileiros. Isto porque perdemos apenas na final, em um jogo duríssimo, por 4 a 3 para os mexicanos. Na primeira fase o Brasil jogou no grupo B, que também contou com a Nova Zelândia, Alemanha e Estados Unidos.

Resultados do grupo B

Brasil 4 x 0 Alemanha
Brasil 1 x 0 Estados Unidos
Brasil 2 x 0 Nova Zelândia

Na semifinal o Brasil goleou a Arábia Saudita por 8 a 2 e, na finalíssima, perdemos para o México por 4 a 3. O time comandado por Wanderley Luxemburgo, apesar de contar com jogadores de altíssimo nível técnico como Ronaldinho Gaúcho, Athirson, o experiente goleiro Dida, entre outros, não conseguiu superar os donos da casa na grande final. Nos cinco jogos disputados o Brasil marcou 18 gols, sendo seis de Ronaldinho Gaúcho e quatro de Alex.

2001
Em 2001 o torneio foi disputado na Coreia e Japão e, pela primeira vez, a competição seria uma prévia da Copa do Mundo.  A pressão sobre o Brasil era enorme já que a seleção havia terminado em primeiro e segundo lugar, respectivamente, nas duas únicas edições que havia disputado. Desta vez, porém, os franceses acabaram com a alegria brasileira na semifinal.
O Brasil disputou o grupo B junto com Camarões, Canadá e Japão e já nessa primeira fase não mostrou o futebol que o torcedor brasileiro esperava.

Resultados do grupo B

Brasil 2 x 0 Camarões
Brasil 0 x 0 Canadá
Brasil 0 x 0 Japão

Na semifinal, a seleção brasileira foi derrotada pelos franceses por 2 a 1. A França ficou com o título dessa edição ao vencer o Japão por 1 a 0 na grande final. Nos quatro jogos disputados o Brasil marcou apenas em três ocasiões.  O técnico Leão comandou a seleção brasileira nessa edição.

2003
E se 2001 já havia sido ruim, a edição de 2003 foi ainda pior para os brasileiros que nem sequer se classificaram para as semifinais. O Brasil terminou em 3º lugar no grupo B, ao lado de Camarões, Turquia e Estados Unidos.  Carlos Alberto Parreira foi o técnico da seleção.

Resultados do grupo B

Brasil 0 x 1 Camarões
Brasil 1 x 0 Estados Unidos
Brasil 2 x 2 Turquia

2005
Essa Copa das Confederações entrou definitivamente para a história como  algo a recordar. O Brasil não só conquistou o título da competição, como também teve o gostinho de derrotar a Argentina na final por 4 a 1. Na primeira fase o Brasil disputou o grupo B assim como o Japão, México e Grécia.

copa das confederações
CBF

 

Resultados do grupo B

Brasil 3 x 0 Grécia
Brasil 0 x 1 México
Brasil 2 x 2 Japão

Se a fase de grupos já não tinha sido tão fácil assim, a semifinal também não foi. A seleção brasileira derrotou a Alemanha, dona da casa, por 3 a 2 em um jogo apertadíssimo. Na final, o time brasileiro comandado por Carlos Alberto Parreira atropelou a Argentina. Em toda a competição o Brasil marcou nove gols, sendo cinco de Adriano, artilheiro do campeonato.

 2009
Apesar do primeiro jogo na fase de grupos não ter sido muito fácil, o Brasil acabou não perdendo nenhum confronto. Na semifinal, a seleção brasileira fez um jogo duríssimo contra a dona da casa, a seleção da África do Sul, e venceu por 1 a 0. Na final, vitória brasileira sobre os norte-americanos por 3 a 2. Em toda a competição o Brasil marcou 14 gols e tomou 5, vencendo os cinco jogos que disputou.

Resultados do grupo B

Brasil 4 x 3 África do Sul
Brasil 3 x 0 Estados Unidos
Brasil 3 x 0 Itália