Como funciona a Copa do Mundo

Autor: 
MBPress

Maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos Jogos Olimpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge os cinco continentes do globo.  

Disputada desde 1930, quando ocorreu a primeira edição e que contou apenas com seleções convidadas, o torneio ocorre de quatro em quatro anos e desde 1998 é disputado por 32 países. As edições de 1942 e 1946 foram canceladas por conta da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Copa do Mundo
© iStockphoto.com

Idealizada pelo francês Jules Rimet, que deu nome à taça conquistada em definitivo pelo Brasil em 1970, a competição fica maior a cada edição. O torneio, que reúne os melhores jogadores do mundo, teve seu “boom” em 1970, quando pela primeira vez foi transmitido via satélite e em cores – em 1962 e 1966 os jogos já eram transmitidos pela tv, mas de forma limitada -, alcançando os lugares mais distantes e os povos mais distintos.

Com 18 edições já ocorridas, um seleto grupo de apenas sete países já obteve a glória de levantar a taça, três sul-americanos (Argentina, Brasil e Uruguai) e quatro europeus (Alemanha, Itália, França e Inglaterra). Outras seleções também já encantaram o mundo, mas não chegaram ao topo, tais como a Hungria de 54 e a Holanda de 74.

O crescimento da Copa do Mundo pôde ser verificado pelo seu inchaço com o transcorrer do tempo. Se a primeira edição contou apenas com 13 participantes, esse número inflou até chegar aos 32 atuais. Outro dado que comprova isso é o número de espectadores, que pulou de 430 mil pessoas no certame ocorrido no Uruguai para uma audiência acumulada de cerca de 26 bilhões na Alemanha, em 2006.

Copa do Mundo
Ricardo Ayres/ Photocamera
Ronaldinho Gaúcho

Nas próximas páginas, confira a história das Copas, o regulamento, campeões, vices e artilheiros, e fique também por dentro de tudo o que vem por aí nas Copas de 2010 e 2014.

Teste seus conhecimentos sobre:

Copa do Mundo