Federação

Autor: 
MBPress

Fundada no dia 9 de julho de 1916, pelas confederações do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, a Conmebol é a associação continental de futebol mais antiga do mundo.

Posteriormente, todos os outros países da América do Sul foram filiando-se ao novo órgão do futebol latino, com exceção apenas de Guiana, Guiana Francesa e Suriname, que preferiram aderir a Concacaf.

A sigla da entidade, também chamada de CFS, vem do nome completo da confederação: “Confederación Sudamericana de Fútbol”. Escolhidas algumas partes da nomenclatura oficial, chegou-se à tão conhecida sigla “Conmebol”.

 

estudiantes
Imagem cedida pelo Estudiantes
Estudiantes/Divulgação

 

 

Sendo o principal órgão do futebol sul-americano, cabe à Conmebol a organização de muitas competições no continente. Entre as mais importantes estão a Copa América de Seleções, a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-americana.

Além destes torneios, sendo filiada à Fifa, a entidade também representa o interesse de seus membros junto à Federação Internacional de Futebol.

Seu primeiro presidente foi o uruguaio Héctor Rivadavia Gómez, que permaneceu no poder até 1936, sucedido pelo argentino Luis Salesi (1936-1939). Entre os nove comandantes que já passarem pela CSF, o único brasileiro a presidir a entidade foi José Ramos de Freitas, que ocupou o cargo entre os anos de 1957 e 1959.

Atualmente, quem lidera a Conmebol é o paraguaio Nicolás Leoz, que assumiu a cadeira de presidente em 1986. Coincidentemente, a sede da confederação está localizada na cidade de Luque, no Paraguai.