Como funciona a Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Autor: 
Ana França

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA é o maior torneio de clubes reconhecido mundialmente e reúne os seis clubes campeões continentais, além do clube que representa o país-sede.  O torneio, antigamente conhecido como Mundial de Clubes da FIFA, teve sua primeira edição realizada no ano 2000, aqui no Brasil e – como não poderia deixar de ser – terminou com vitória brasileira. Naquele ano o Corinthians foi o campeão. O Brasil, aliás, é o país que mais títulos possui na competição (3 – 2000, 2005 e 2006), seguido pela Itália (2 – 2007 e 2010), Espanha (2 – 2009 e 2011) e Inglaterra (1 – 2008) .

Internazionale de Milão - campeão da edição 2010
Crédito: Inter de Milão
Internazionale de Milão - campeão da edição 2010

Mas, vamos por partes... Como um clube pode participar de tamanha competição? Primeiramente é preciso sagrar-se campeão de seu continente, feito considerável e aclamado pela sua própria torcida.  O clube que representa o continente africano tem que ter vencido a Liga dos Campeões da CAF (Confederação Africana de Futebol);  o representante da América Central, do Norte e Caribe é o vencedor da Liga dos Campeões da CONCACAF – Confederação de Futebol da América Central, do Norte e do Caribe;  o representante sul-americano é o grande campeão da Copa Libertadores da América;  o clube que representa o continente asiático é o vencedor da Liga dos Campeões da CAF – Confederação Asiática de Futebol;  o clube que representa a Oceania é o campeão da Liga dos Campeões da OFC – Confederação de Futebol da Oceania; e, por fim, o clube que representa a Europa é o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA – União das Federações Européias de Futebol.

De acordo com o regulamento da competição, os representantes da Europa e da América do Sul entram na competição  diretamente na semifinal.  O representante do país-sede disputa uma espécie de partida eliminatória com o representante da Oceania – o vencedor passa para as quartas-de-final. E sim, as partidas são eliminatórias, ou seja, perdeu, tá fora.

Como dito anteriormente, a competição foi realizada pela primeira vez no ano 2000. No entanto, após essa edição, o torneio deixou de ser disputado até 2005 quando entrou de vez no calendário de competições da FIFA. O torneio só teve três sedes até o momento: o Brasil – que sediou a primeira competição, o Japão – que sediou as edições de 2005, 2006, 2007 e 2008, e os Emirados Árabes Unidos que sediou o torneio em 2009 e 2010.

Veja quem foram os clubes campeões e vice-campeões de cada edição:

 Ano Campeão
Vice
 2000  Corinthians Vasco da Gama
 2005  São Paulo Liverpool
 2006  Internacional Barcelona
 2007  Milan Boca Juniors
 2008  Manchester United LDU Quito
 2009  Barcelona Estudiantes
 2010  Inter de MIlão Mazembe
 2011  Barcelona Santos

A FIFA também homenageia os três melhores jogadores da competição, entregando aos mesmos o prêmio de Bola de Ouro, Bola de Prata e Bola de Bronze, respectivamente.  Três brasileiros já conquistaram o Bola de Ouro do torneio: Edílson (2000), Rogério Ceni (2005) e Kaká (2007).

A edição de 2010 certamente entrará para a história da competição já que foi a primeira vez que um clube de fora da América do Sul e da Europa chegou à final. O feito coube ao clube africano Mazembe, da República do Congo. Para chegar à final, o Mazembe derrotou o Pachuca, do México, por 1 a 0, o Internacional, do Brasil, por 2 a 0, perdendo apenas na grande final para a Internazionale de Milão, da Itália, por 3 a 0.

Para mais informações sobre futebol e assuntos relacionados, leia também: