Como funciona o jet ski

Autor: 
Tracy V. Wilson

Quando o fabricante de motos de neve Bombardier Inc. (em inglês) lançou o SEA-DOO em 1968, a idéia de uma embarcação movida a motor com nenhum propulsor visível era revolucionária. A idéia de passageiros em pé em uma embarcação, em vez de sentados em um barco convencional, também parecia ser. Na verdade, o design resultou em algo original demais. O novo produto da Bombardier não foi um sucesso e a empresa fechou as portas em 1970.

Alguns anos mais tarde, a Kawasaki Motors (em inglês) lançou o JET-SKI, que se tornou tão popular a ponto de muitas pessoas se referirem a todas as embarcações pessoais, independentemente da marca, como "jet skis." Em meados de 1980, outros fabricantes desenvolveram seus próprios modelos e a Bombardier relançou o SEA-DOO.

yamaha superjet
Foto cedida por Yamaha Motor Corporation, U.S.A.
Superjet da Yamaha

Desde então, a procura por jet ski aumentou espantosamente. Havia 1,48 milhão de jet skis registradas na Guarda Costeira Americana (em inglês) em 2004. Aproximadamente 28,7 milhões de pessoas pilotaram jet skis nas águas dos Estados Unidos no mesmo ano [ref] (em inglês).

Neste artigo, vamos explorar como esses jet skis funcionam e examinar as implicações legais, de segurança e meio ambiente relacionadas com seu uso.

Os princípios básicos
Um jet ski se move pela água da mesma forma que um foguete se move pela atmosfera. Mas em vez de usar gás de alta pressão para gerar impulso, ela usa um mecanismo a jato para criar uma poderosa corrente de água. Nesse mecanismo, um impulsor empurra uma grande quantidade de água debaixo do jet ski por meio de um bocal de direção na parte traseira.

personal watercraft's engine and jet drive
Motor e mecanismo a jato de um jet ski

O impulsor é um dispositivo rotor que fica dentro de uma passagem cilíndrica no corpo do jet ski. O motor gira o impulsor por meio do eixo de transmissão. As lâminas curvas do impulsor giram rapidamente, forçando a água pela passagem e através do bocal.

Impulsor e direção de saída FX da Yamaha
Foto cedida por Yamaha Motor Corporation, U.S.A.
Impulsor e direção de saída FX da Yamaha

O jet ski se move por causa do princípio descrito pela terceira lei do movimento de Isaac Newton. De acordo com essa lei, toda ação tem uma reação de mesma força, direção e sentido oposto. Nesse caso, a ação é a expulsão da água pelo bocal. A reação é o movimento do barco na direção oposta. Como funcionam os motores de foguetes explica esse princípio em detalhes.

Ao mudar a direção do jet ski, cabos conectados a direção rodam o bocal na parte traseira. Isso muda a direção da "reação igual e oposta". Caso o bocal direcione a água para o lado direito, a traseira empurra para o esquerdo. Isso faz que a frente do jet ski gire para à direita.

Clique na direção para pilotar o jet ski

Esses são os fundamentos básicos de um jet ski. Agora vamos examinar os detalhes desse sistema.