Curiosidades

Autor: 
MBPress

- Os atletas da luta não podem iniciar um combate suados. O suor deixa a pele escorregadia e dificulta a realização de um golpe. Eles geralmente são secos com uma toalha antes da luta, após o devido aquecimento.

- Existem algumas condutas de higiene que devem ser respeitadas pelos lutadores: as unhas devem estar devidamente cortadas; os cabelos, por sua vez, devem ser curtos ou amarrados para trás; e a barba tem que estar feita.

- Na Olimpíada de Estocolmo, em 1912, ocorreu um fato inédito na história da luta. O combate pelas semifinais dos pesos médios entre Martin Klein, da Rússia e o finlandês Alfred Asikainen, durou mais de 11 horas, recorde jamais igualado. Klein acabou vencedor, mas pelo cansaço não teve condições de disputar a final. A medalha de ouro acabou com o sueco Claes Johansson.

- O principal nome da luta, o russo Aleksandr Karelin, conhecido como Urso Branco, não mostra apenas talento no ringue derrubando seus adversários. Karelin é PhD em Educação Física, fã de ópera, balé, teatro e aprecia também poesia, já tendo ele mesmo escrito alguns versos.

- A área de combate é um tapete quadrado de 8 metros de lado com no máximo 10 centímetros de espessura, situado no centro de uma plataforma de 12 x 12 metros e de 0,90 a 1,10 metro de altura.