Técnicas e golpes de muaythai

Autor: 
Ana França

Assim como as demais artes marciais, o muaythai possui técnicas de ataque e defesa. Porém, a “ciência dos oito membros” tem as suas peculiaridades.

Os chutes circulares são um dos pontos fortes da técnica de ataque do muaythai. Para aplicar tal golpe, o lutador precisa fazer um movimento rotatório com o corpo todo. Outra peculiaridade é o uso da canela, tanto para a defesa como para o ataque. O antebraço também é bastante utilizado na defesa.


Imagem cedida pelo Portal Vale Tudo

O muaythai é uma luta de muito atrito com o oponente. Porém, os lutadores de muaythai possuem técnicas específicas que utilizam muito quando lutam contra oponentes de outras artes marciais. Nessa hora, os lutadores de muaythai procuram desferir golpes com o cotovelo e com o joelho, procurando tirar vantagem com o uso dessas técnicas. Em função dos movimentos giratórios, os lutadores de muaythai também fortalecem, e muito, os seus músculos abdominais.

No muaythai não basta saber atacar – é preciso saber defender-se, e bem. Para tanto, os lutadores de muaythai utilizam os ombros, braços e principalmente as canelas como escudos para bloquear o golpe do adversário. Os chutes circulares baixos e médios são bloqueados principalmente com a canela. Já os golpes aplicados na parte superior do corpo podem ser defendidos com os ombros e antebraços.

A guarda

A guarda do muaythai é considerada uma das melhores entre todas as artes marciais de luta em pé. As mãos do lutador ficam fechadas ou semi-abertas. Os cotovelos também são usados na guarda, mas ao mesmo tempo em que defendem, podem atacar o adversário. Durante a guarda, as pernas devem ficar flexionadas e os pés não devem, em hipótese alguma, estar em linha reta. A abertura entre os pés deve ser a mesma da largura dos ombros. O lutador deve ainda proteger o seu queixo, mantendo-o o mais próximo possível do peito.


Imagem cedida pela Confederação Brasileira de MuayThai

Cotoveladas

O cotovelo pode ser usado de diversas formas e em diversos ângulos, como na diagonal para cima ou para baixo, horizontal, ou ainda junto com outros movimentos como o “giro” ou o “vôo”. Golpes com o cotovelo geralmente acabam cortando a sobrancelha do oponente. O cotovelo também pode ser usado no uppercut, golpe aplicado de cima para baixo que tem o objetivo de ferir o queixo do adversário. Normalmente os golpes de cotovelo são utilizados quando a distância entre os lutadores é muito pequena. Os golpes de cotovelo podem ainda ser únicos, independente de outro movimento ou golpe, ou podem ser de continuação, acontecendo logo em seguida à primeira cotovelada.

Socos
Os socos do muaythai são parecidos com os socos do boxe. Os mais comuns são:

- jab: aplica-se com a mão que está mais à frente, buscando o queixo do adversário;

- direto: aplica-se com a mão de trás, também buscando o queixo do adversário;

- cruzado: golpe que procura cruzar a linha frontal da guarda do adversário;

- upper: soco aplicado de baixo para cima cujo objetivo também é acertar o queixo do adversário.

Joelhadas
O muaythai é a arte marcial que melhor aplica a joelhada. Veja as mais usadas:

- kao dode: o lutador pula para cima com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;

- kao loi: o lutador pula para o lado com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;

- kao tom: o lutador dá uma joelhada para cima em linha reta, acertando o adversário;

- kao noi: joelhada aplicada na coxa ou na barriga do adversário.

Clinch
Aplicar um clinch significa prender o seu oponente em torno do pescoço ou mesmo em torno do corpo. Os lutadores não são separados e a luta continua – claro que com muito mais joelhadas e cotoveladas! É nesse momento também que procura-se arremessar o adversário ao chão.Quando o adversário é preso pela garganta, o golpe é chamado de rebitamento thai.

Chutes
No muaythai, os chutes podem ser aplicados com o pé ou com a canela, o que é mais comum. Existem três formas de chutar no muaythai:

- round kick: também conhecido como chute circular, pode ser aplicado na cabeça, coxa ou canela do adversário;

- front kick: o chute frontal, com também é conhecido, tem como função principal parar um ataque e preparar o lutador para um segundo golpe;

- spin back kick: o lutador dá um giro e acerta o adversário com o calcanhar.


Imagem cedida pela Confederação Brasileira de MuayThai