Como funciona o futebol

Autor: 
MBPress

Existem registros de um jogo de bola praticado com os pés desde as civilizações mais antigas, como Grécia e Roma. Segundo consta, na China, em 2500 a.C., dois grupos disputavam a posse de um balão de couro com muita violência, usando as mãos e os pés.

A organização das regras do futebol atual, porém, surgiu na Inglaterra do século XIX. Uma das principais dificuldades era estabelecer se o novo esporte seria disputado com as mãos ou com os pés. Foi justamente em função desse impasse que surgiram dois esportes diferentes: o rúgbi e o futebol. Este último ganhou muito espaço na Universidade de Cambridge, que criou as primeiras regras do jogo - faltas básicas e limites do campo.

O primeiro clube oficial fundado foi o Sheffield United, em 1857, que adotou as regras de Cambridge e foi seguido por outras onze agremiações, que, em 1863, criaram a The Football Association, entidade que até hoje rege o futebol na Inglaterra.


Imagem cedida pelo Comitê Olímpico Brasileiro

Crédito: Washington Alves/COB/Divulgação

A primeira competição criada foi a Copa da Inglaterra, que teve sua edição de estréia realizada em 1871. Com o sucesso da modalidade em terras britânicas, o futebol não tardou a invadir outros países, que também organizaram seus primeiros torneios nacionais. O resultado da popularidade foi a inclusão do esporte no programa dos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris, na França. A cartada final para a organização do esporte, porém, viria em 1904, quando foi fundada a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa),que regula o esporte até hoje.

Apesar de todo o trabalho dos ingleses, foi o francês Jules Rimet quem idealizou o torneio mais importante do futebol mundial: a Copa do Mundo. A idéia era reunir em uma mesma competição as melhores seleções de todos os continentes. A primeira edição do torneio aconteceu em 1930, no Uruguai, e os anfitriões sagraram-se campeões. A partir de então, as competições passaram a ser disputadas a cada quatro anos (exceção feita ao período da Segunda Guerra Mundial, quando não houve Copa em 1942 e 1946), cada vez em um país diferente.

Entre as mulheres, a modalidade surgiu, segunda a Fifa, no fim do século XIX, quando as seleções da Escócia e da Inglaterra se enfrentaram. As competições femininas, porém, sempre estiveram sujeitas ao preconceito, o que acabou atrasando o desenvolvimento da modalidade na versão feminina. A primeira Copa do Mundo de mulheres, por exemplo, aconteceu apenas em 1991, 61 anos depois da estréia do torneio masculino. Sua inclusão nos Jogos Olímpicos também foi tardia - apenas em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Teste seus conhecimentos sobre:

Futebol