Como funciona o taekwondo

Autor: 
MBPress

Existe muita divergência quanto à criação do taekwondo. Sabe-se que a modalidade nasceu na Coréia do Sul, mas há indícios de que chineses praticavam a arte antes deles. A história mais aceita, porém, é a de que ela realme­nte teria surgido entre os sul-coreanos há aproximadamente 2 mil anos.

A luta com os punhos e os pés seria uma forma de defesa para um grupo chamado de “Silla”, que impedia a entrada de inimigos dentro de seu próprio reino. Com o passar do tempo, a modalidade foi sofrendo algumas mudanças pontuais.

No século XIX, quando a Coréia foi invadida pela China, o so-back-do (como era chamada a luta) sofreu influência do kung-fu e passou a ser denominada tang-soo-du. Posteriormente, a Coréia seria novamente invadida, dessa vez pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, a prática de artes marciais foi proibida em solo coreano.


Imagem cedida pelo Comitê Olímpico Brasileiro

Crédito: Washinton Alves/COB/Divulgação

Só que a limitação não acabou com a luta, e assim que os japoneses deixaram o país, a arte marcial voltou a ser praticada. Foi aí que surgiu o taekwondo dos moldes atuais, com a criação de regras pelo general Choi Hong Hi.

Aos poucos, então, a modalidade foi se espalhando pelo mundo. Primeiramente nos Estados Unidos; na seqüência, pelo restante da Ásia e Europa. Em 1966, foi fundada a Federação Internacional de Taekwondo (FIT).

A entrada do esporte no programa dos Jogos Olímpicos aconteceu em 1988, em Seul, na Coréia do Sul, ainda na condição de exibição. A primeira vez em que as medalhas entraram em disputa foi em 2000, em Sydney, na Austrália.

Teste seus conhecimentos sobre:

Taekwondo