Resumo da corrida de revezamento nas Olimpíadas

Introdução

• Há corridas de revezamento de 4 x 100 m e 4 x 400 m para homens e para mulheres nas Olimpíadas.

• Durante uma corrida de revezamento, quatro atletas de uma equipe se revezam correndo partes de um circuito.

• Os corredores devem passar um bastão de metal ou de madeira ao próximo corredor dentro de uma zona determinada. Nas Olimpíadas, as trocas de bastão são obrigatórias dentro de uma zona de passagem de 20 metros.

• A estratégia comum para uma equipe de revezamento composta por 4 pessoas é a seguinte: a primeira pessoa é o segundo atleta mais rápido, o segundo corredor é o terceiro mais rápido, o terceiro corredor é o menos rápido e o quarto corredor (âncora) é o mais rápido.

• Os revezamentos começam em raias com uma largada por etapas. O primeiro competidor começa nos blocos de largada; o segundo, terceiro e quarto corredores largam correndo.

Regras

• O bastão deve ser carregado na mão. Se ele cair, o corredor pode sair de sua raia para recuperá-lo desde que isso não diminua a distância percorrida.

• As equipes podem ser desclassificadas pelas seguintes razões: perda do bastão, troca de bastão realizada de modo impróprio, duas falsas largadas, alcançar outro competidor inadequadamente, impedir que outro competidor passe e bloqueá-lo propositadamente, cruzar o percurso inadequadamente, ou de qualquer outra maneira interferir com o outro competidor.

• Na modalidade 4 x 400 m, os corredores podem sair de suas raias dentro dos seguintes parâmetros: o primeiro corredor deve permanecer em sua raia, o segundo corredor pode passar para a parte interna após a primeira curva. O terceiro e quarto corredores, sob a orientação de um oficial, se posicionam a partir da raia 1 para fora, na ordem de suas equipes quando os corredores que estão chegando se encontram a meia curva de distância. Se essa ordem se alterar nos próximos 200 m, os corredores que estão esperando devem permanecer em suas raias designadas.

• Após passar o bastão, os corredores que chegam devem permanecer em suas raias após a passagem do bastão. Isso diminui qualquer obstrução que poderia ser causada às outras equipes.

Categorias olímpicas disputadas

• Corrida de revezamento 4 x 100 m - masculino
• Corrida de revezamento 4 x 100 m – feminino
• Corrida de revezamento 4 x 400 m - masculino
• Corrida de revezamento 4 x 400 m – feminino

Medalhas nos Jogos Olímpicos de 2008 (Pequim)

Categoria Ouro Prata Bronze
4 x 100 m masculino CARTER Nesta        
FRATER Michael         
BOLT Usain        
POWELL Asafa
(JAM)

BLEDMAN Keston        
BURNS Marc        
CALLENDER Emmanuel        
THOMPSON Richard

(TRINID)

TSUKAHARA Naoki        
SUETSUGU Shingo        
TAKAHIRA Shinji        
ASAHARA Nobuharu

(JAP)

4 x 400 m masculino

MERRITT LaShawn      
TAYLOR Angelo       
NEVILLE David       
WARINER Jeremy

(EUA)

BAIN Andretti         
MATHIEU Michael        
WILLIAMS Andrae        
BROWN Christopher

(BAH)

DYLDIN Maksim         
FROLOV Vladislav        
KOKORIN Anton        
ALEXEEV Denis

(RUS)

4 x 100 m feminino

POLYAKOVA Evgeniya        
FEDORIVA Aleksandra        
GUSHCHINA Yulia        
CHERMOSHANSKAYA Yuliya

(RUS)

BORLEE Olivia        
MARIEN Hanna        
OUEDRAOGO Elodie        
GEVAERT Kim

(BEL)

IDOKO Franca        
KEMASUODE Gloria        
ISMAILA Halimat        
OSAYOMI Oludamola

(NIG)

4 x 400 m feminino

WINEBERG Mary       
FELIX Allyson        
HENDERSON Monique        
RICHARDS Sanya

(EUA)

GUSHCHINA Yulia        
LITVINOVA Liudmila       
FIROVA Tatiana        
KAPACHINSKAYA Anastasia

(RUS)

WILLIAMS Shericka        
LLOYD Shereefa       
WHYTE Rosemarie      
WILLIAMS Novelene

*Corredores que participaram nas séries preliminares, mas não na final estão incluídos entre parênteses.

Recordistas mundiais

• Mike Marsh, Leroy Burrel, Dennis Mitchell e Carl Lewis, dos Estados Unidos, são os recordistas mundiais na corrida de revezamento 4 x 100 m masculino com o tempo de 37:40.

• Silke Möller, Sabine Rieger, Ingrid Auerswald e Marlies Göhr, da Alemanha Oriental, são as recordistas mundiais na corrida de revezamento 4 x 100 m feminino com o tempo de 41:37.

• Jerome Young, Antonio Pettigrew, Tyree Washington e Michael Johnson, dos Estados Unidos, são os recordistas mundiais na corrida de revezamento 4 x 400 m masculino com o tempo de 2:54:20.

• Tatyana Ledovskaya, Olga Nazarova, Maria Pinigina e Olga Bryzgina, da União Soviética, são as recordistas mundiais na corrida de revezamento 4 x 400 m feminino com o tempo de 3:15:17.

Recordistas olímpicos

• Mike Marsh, Leroy Burrell, Dennis Mitchell e Carl Lewis, são os recordistas olímpicos no revezamento 4 x 100 m masculino com o tempo de 37:40, recorde estabelecido nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.

• Romy Müller, Bärbel Wöckel, Ingrid Auerswald e Marlies Göhr, da Alemanha Oriental, são as recordistas olímpicas no revezamento 4 x 100 m feminino com o tempo de 41:60, recorde estabelecido nas Olimpíadas de Moscou, em 1980.

• MERRITT LaShawn, TAYLOR Angelo, NEVILLE David, WARINER Jeremy , dos Estados Unidos, são os recordistas olímpicos no revezamento 4 x 400 m masculino com o tempo 2:55:39, recorde estabelecido nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

• Tatyana Ledovskaya, Olga Nazarova, Maria Pinigina e Olga Bryzgina, da União Soviética, são as recordistas olímpicas no revezamento 4 x 400 m feminino com o tempo de 3:15:17, recorde estabelecido nas Olimpíadas de Seul, em 1988.

Para mais informações sobre revezamento e Jogos Olímpicos, leia também:

Fonte

Federação Internacional de Atletismo (em inglês)

Teste seus conhecimentos sobre:

corrida de revezamento nas Olimpíadas