Curiosidades

Autor: 
Ana França
  • O tenista mais novo a vencer Roland Garros foi o norte-americano, Michael Chang. O triunfo aconteceu em 1989. Chang derrotou o sueco Stefan Edberg, em cinco sets. Na época, Chang tinha apenas 17 anos e três meses. No feminino, a recordista foi Mônica Seles, em 1990, com 16 anos e meio.

  • Em toda a história de Roland Garros, apenas cinco jogadores conseguiram a façanha de vencer o torneio sem ser cabeça-de-chave (melhores rankeados que, consequentemente, saem melhor na chave). São eles: Marcel Bernard (1946), Mats Wilander (1982), Gustavo Kuerten (1997), Gastón Gaudio (2004) e no feminino, Margaret Scriven (1933).
  • Os recordistas de títulos em Roland Garros são Henri Coche (FRA), com nove títulos, sendo quatro de simples, três de duplas e dois de duplas mistas e Margaret Smith-Court (AUS), no feminino, com 13 títulos, sendo cinco de simples, quatro de duplas e três de duplas mistas. Já em se tratando apenas de títulos em simples os vencedores são Bjorn Borg (SUE) e Chris Evert (EUA), com seis e sete títulos, respectivamente.
  • A final mais longa em número de games aconteceu em 1929, entre o francês René Lacoste e o norte-americano Bill Tilden. Ao todo foram disputados 61 games (6/4, 4/6, 5/7, 6/3, 11/9), com vitória de Tilden. Já em horas de jogo, a final mais longa foi disputada entre o sueco Mats Wilander e o argentino Guillermo Vilas. O jogo foi disputado em 1982 e durou 4h42min, com parciais de 1/6, 7/6, 6/0 e 6/4.
  • Guga é um tenista supersticioso. Quando foi à Paris jogar o Roland Garros de 1997, Guga e seu técnico, Larri Passos, hospedaram-se no hotel duas estrelas, Mont Blanc. A vitória no torneio mudou a sua vida, também financeiramente. No ano seguinte, Guga teria condições de bancar qualquer hotel em Paris, mas preferiu se hospedar no mesmo Mont Blanc, no mesmo quarto, e comer nos mesmos restaurantes. Infelizmente não deu muito certo e o catarinense acabou perdendo na segunda rodada.
  • O tenista mais jovem a participar da chave principal de Roland Garros foi o francês, Richard Gasquet. Isso aconteceu em 2002, e na época Gasquet estava com 15 anos e 11 meses. Apesar de ter perdido na estréia para o espanhol, Albert Costa, que ganhou o torneio, Gasquet foi campeão da chave juvenil e terminou o ano de 2002 como primeiro do ranking mundial até 18 anos.

  • Christophe Saidi - FFT
  • Em Roland Garros existe um ritual bastante emocionante – a entrada dos jogadores. Os primeiros a entrar na quadra são os três pegadores de bola principais. Eles trazem as toalhas que serão usadas pelos jogadores e as bolas. Em seguida, entram os demais pegadores correndo em fila. Dão uma volta completa na quadra e tomam seus lugares. Após os pegadores, é a vez dos juízes de linha entrarem em quadra. Eles também entram em fila, só que andando, e cada um vai tomando o seu lugar. Depois entra o árbitro de cadeira, que fica em pé, em frente à cadeira, esperando a entrada dos tenistas. Estes, por sua vez, acompanham todo o ritual por meio de um sistema de televisão interno e sabem exatamente a hora em que devem entrar em quadra. O nome dos jogadores é anunciado, os juízes de linha ficam em pé e só então os tenistas entram em quadra. O ritual segue ainda com o sorteio do saque/campo na moedinha.
  • ­
    ­

    Para mais informações sobre Roland Garros, tênis e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.

    ­