Vara para salto

Autor: 
Karim Nice

Foto cedida por www.TullyRunners.com

A vara para salto é um equipamento muito avançado. É construída com material composto por fibra de carbono e fibra de vidro em várias camadas. A vara deve ser capaz de absorver toda a energia do saltador quando ela curva e retornar toda a energia quando volta à posição normal. Esses materiais de, compostos avançados, perdem pouca energia quando se dobram e têm uma boa proporção força/peso.

Um saltador de aproximadamente 90 kg precisa colocar duas vezes mais energia sobre a vara do que um saltador com aproximadamente 45 kg. Mas a vara deve curvar na mesma intensidade, significando que um saltador mais pesado precisa de uma vara mais rígida do que o saltador mais leve. Logo, a rigidez da vara para salto deve ser cuidadosamente ajustada com o peso do saltador.

Qualquer coisa que ajude o saltador a correr mais rápido vai auxiliá-lo a ir mais alto. Reduzir o peso da vara para salto é uma maneira óbvia para ajudar o saltador a ir mais rápido. As varas de fibra de carbono utilizadas hoje são mais leves do que as varas para salto usadas no passado fabricadas com madeira, bambu ou metal.