Equipamentos do atletismo

Autor: 
Rebecca Regan

Que tênis usar?

Nem todos os corredores usam necessariamente o mesmo tipo de tênis de
corrida. Alguns velocistas podem optar por sapatilhas com pregos
enquanto outros preferem tênis com a sola lisa. Corredores de longa
distância podem usar tênis com solas lisas ou sapatilhas próprias para
tais provas. Apesar destas diferenças nos tênis, todos os calçados precisam ser
confortáveis [fonte: Green and Shorten - em inglês].

Além de um bom par de tênis, os corredores também precisam de outros equipamentos no atletismo. Aqueles que participam de provas de revezamento usam um bastão; os que disputam corridas de obstáculos precisam obviamente de obstáculos enquanto que os que saltam precisam de uma vara e barra horizontal com altura ajustável. Velocistas usam blocos de saída na linha de largada para apoiar um dos pés - isso ajuda a empurrá-los para a frente [fonte: Y-Coach - em inglês].

O disco (para prova de arremesso de disco) tem os lados feitos de borracha, plástico, metal ou  madeira com metal em seu interior para que o mesmo fique pesado. Meninos até 18 anos geralmente lançam discos que pesam em torno de 1,7 kg, enquanto que as garotas arremessam discos de 1 kg. O peso (para a prova de arremesso de peso), por outro lado, é uma esfera sólida que cabe  na mão do arremessador. Os meninos costumam arremessar pesos de 5,44 kg enquanto que as meninas arremessam pesos de 4 kg [fonte: Track Field Events - em inglês].

Atletismo crianças
© iStockphoto.com/Robert Young

Tenha em mente que além dos equipamentos óbvios usados pelos atletas, você pode querer usar outros acessórios que o ajudarão nos treinamentos como um apito, um cronômetro e um galão de água.

Ensinar a seus atletas um pouco sobre as provas de atletismo e os equipamentos corretos é apenas o começo para um treinamento de sucesso. Continue a ler e fique por dentro de nossas dicas.