Como ser treinador de futebol para crianças

Autor: 
Sarah Rutland

Voltando um pouco no tempo – mais precisamente para a sua infância – é provável que você se lembre dos atletas que eram seus ídolos e o quanto você queria crescer para ser como eles. Esses seus “herois” esportivos podem até mesmo ter inspirado o seu gosto por esportes. Integrar um time esportivo pela primeira vez pode marcar a infância de uma criança. Para muitas das crianças de hoje, o esporte do momento é o futebol - um dos esportes mais praticados ao redor do mundo. Só nos Estados Unidos já há mais de 3 milhões de jogadores registrados [fonte: US Youth Soccer - em inglês].

Treinador futebol crianças
© iStockphoto.com/Monkey Business Images

Então o que você faria se de repente você se encontrasse no comando de um time de meninos de 8 anos de idade e sua experiência não vai além de chutar uma bola no quintal? Em geral, o objetivo principal do futebol na infância é a diversão, além de fazer com que a criança pegue gosto pelo esporte. Felizmente há inúmeras fontes disponíveis para te ajudar com exercícios.

Dependendo da faixa etária do grupo que você irá treinar há diferentes regras e regulamentos que você precisará respeitar [fonte: US Youth Soccer Association - em inglês]. Mas em geral, praticamente todos os grupos, independente de idade, precisam focar nos mesmos aspectos-chave do jogo: ataque, defesa e chutes a gol. Encontrar os melhores exercícios para praticar o ajudará a ensinar as habilidades básicas necessárias para que seus jovens atletas se sobressaiam no esporte.

Antes de começar a planejar os treinos e desenvolver jogadas, é preciso entender as regras básicas de futebol para crianças.