Regras de futebol para crianças

Autor: 
Sarah Rutland

Modificações

Ainda que todos os jogos de futebol devam seguir o
regulamento da Federação Internacional (FIFA), as regras dos jogos
podem mudar para times com membros abaixo de 16 anos. Verifique com os
árbitros dos torneios locais que seu time irá participar quais são as
mudanças [fonte: FIFA - em inglês].

Como treinador de uma equipe juvenil de futebol, você terá que compreender muito bem as regras e regulamentos do esporte. Isso inclui tanto as regras relacionadas ao jogo propriamente dito como a preparação deles. As regras diferenciam entre grupos de faixa etária diferentes, então é preciso manter-se atualizado em relação às que se aplicam ao seu time.

As maiores diferenças entre grupos de idades diferentes está no tamanho da bola, duração dos jogos e número de jogadores em campo. Essas modificações ajudam a assegurar que o jogo seja leve e seguro para os jogadores.

Treinador futebol crianças
© iStockphoto.com/Topshots Photography

Jogadores entre 15 e 19 anos jogarão dois tempos de 45 minutos com uma bola cuja circunferência é de 68 a 72 cm; jogadores de 13 e 14 anos usam a mesma bola, porém, disputam dois tempos de 35 minutos. Jogadores abaixo de 12 anos usam uma bola cuja circunferência deve estar entre 58 e 63 cm, e os jogos compreendem dois tempos entre 25 e 30 minutos ou quatro quartos de 12 minutos, dependendo da faixa etária do grupo. As associações nacionais de futebol também recomendam colocar menos jogadores em campo do que os tradicionais 12 com os quais estamos acostumados – isso para times com crianças abaixo de 12 anos [fonte: US Youth Soccer Association - em inglês].

As regras específicas do jogo são numerosas, por isso fica difícil listar todas aqui. No entanto, há um documento que você pode usar como referência para manter-se atualizado: o regulamento da FIFA. Esse extenso manual (em inglês) cobre tudo – de regras para substituições a pênaltis e cobranças de faltas. Atualizada diariamente, essa fonte inclui tudo que o árbitro possa chamar. E esta não é apenas uma grande referência para técnicos de primeira viagem – o manual da FIFA também ajuda muito os técnicos mais experientes a se reciclarem.

Agora que você já está por dentro das regras, é hora de pensar nas habilidades de seus jogadores.