Exercícios de futebol para crianças

Autor: 
Sarah Rutland

Tradição internacional

Além de determinar as regras do jogo,a FIFA
também é quem regulamenta a Copa do Mundo, que acontece a cada quatro
anos. Desde 1930, seleções do mundo todo se reúnem para este que é o maior
torneio de futebol. E em 1991 foi realizada a primeira Copa do Mundo
para mulheres [fonte: Columbia Encyclopedia - em inglês].

Drills são uma boa maneira de ensinar e praticar as técnicas básicas do futebol. No futebol infantil, a prática precisa ser divertida, então mudar de exercício para manter o interesse de seus jogadores é uma boa ideia.

Exercícios divertidos como o “cones musicais” ajudam com as habilidades e colocam a energia dos jogadores em alta. Esse drill trabalha o controle de bola e a técnica do drible uma vez que se pratica tanto driblando no mesmo lugar como correndo. Cada jogador precisa driblar a bola no lugar que está até que a música pare, então os jogadores precisam driblar a bola enquanto correm em direção ao cone – apenas um chegará primeiro [fonte: We Play - em inglês]. Drills que trabalhem a competição de forma leve e que sejam ao mesmo tempo divertidos fazem com que o treino das habilidades seja agradável.

Treinador futebol crianças
© iStockphoto.com/Carlos y Genoveva

Para trabalhar o passe, faça exercícios simples até que seus jogadores tenham aprimorado o controle de bola. Um exemplo simples pode ser este que envolve rotação passando a bola em um círculo – reúne o time todo e é ótimo para iniciantes [fonte: We Play - em inglês]. Para os jogadores mais novos, exercícios como o “acerte o treinador” deixa o treinamento leve e divertido. Neste drill os jogadores trabalham a precisão de seus chutes uma vez que precisam chutar em sua direção enquanto você corre pelo campo [fonte: We Play - em inglês]. Enquanto esses são apenas alguns exemplos de drills, há muitos outros que você pode modificar e adaptar para as necessidades de seu time. Só lembre-se sempre de que sejam divertidos e que mantenham o foco nos fundamentos do esporte.

Continue lendo para aprender a desenvolver uma estratégia ofensiva para sua equipe.