Como treinar um time infantil de vôlei

Autor: 
Sarah Siddons

Treinando vôlei para crianças
© iStockphoto.com/Dndavis

Quando você pensa em esportes, talvez o vôlei não esteja no topo da sua lista. Na verdade, pode até mesmo nem estar na sua lista. Mas em termos de participação, o vôlei é atualmente o segundo esporte mais popular no mundo [fonte: Westlake High School - em inglês].

O vôlei existe desde 1895, quando William G. Morgan, um professor da Associação Cristã dos Jovens (YMCA), em Holyoke, Massachusetts, decidiu criar um novo esporte que combinasse aspectos do basquete, beisebol, tênis e handebol. O esporte, originalmente chamado de “mintonette”, teve sua primeira partida disputada no dia 7 de julho de 1896 [fonte: Couvillon - em inglês].

Mas mesmo que você tenha jogado vôlei por toda a sua vida, treinar um time pode ser completamente diferente, e especialmente desafiador em se tratando de crianças. Como ensinar a um grupo de crianças do quarto ano a fazer um saque matador? Bem, antes de começar a suar a camisa, respire fundo e relaxe. Ser treinador pode ser um experiência divertida e recompensadora, e com apenas um pouquinho de preparação e pesquisa, você pode juntar todas as ferramentas que precisa para formar um time vencedor.

Nas páginas a seguir você encontrará informações sobre as técnicas do vôlei, exercícios e treinamentos que o ajudarão a iniciar a temporada com o pé direito. Mas primeiro vamos dar uma olhada nas regras básicas do jogo.