Regras do vôlei de praia

Autor: 
MBPress

O vôlei de praia olímpico é disputado por duplas, posicionadas uma de cada lado da quadra e separadas por uma rede. O principal objetivo do jogo é fazer com que a bola toque o solo adversário, mas, para que o ponto seja válido, a bola deve passar entre as duas antenas posicionadas nas extremidades da rede.

Vôlei de praia
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Voleibol
Crédito: Alexandre Arruda/CBV

A partida não possui tempo determinado e ganha quem vencer dois sets, sendo que cada set acaba quando uma das duplas marca 21 pontos. Porém, a vantagem sobre o adversário deve ser de, no mínimo, dois pontos. Caso contrário, a partida continua até que alguma dupla consiga tal vantagem.

Vôlei de praia
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Voleibol
Crédito: Alexandre Arruda/CBV

O jogo começa com um saque. Então, a equipe que recebe a bola pode dar até três toques para passá-la à quadra adversária, contudo, o mesmo atleta não pode tocar duas vezes seguidas na bola.

Em caso de empate em sets por 1 a 1, o jogo é decidido no tie-break. O tie-break é um set mais curto, com duração de 15 pontos, que serve como desempate para decidir o vencedor da partida, já que não há empates no vôlei de praia.